O USO DE CORES EM AMBIENTE HOSPITALAR











A utilização de cores  nos ambientes da saúde pode interferir no bem estar dos profissionais e clientes. O uso de cores aumenta a qualidade de vida do homem,  já já nos hospitais abrigam fortes emoções desde o nascimento, doença,  risco de morte e morte. 

Os hospitais têm sofrido grandes transformações físicas nos últimos anos, exatamente para oferecer maior qualidade de vida e perspectiva de recuperação,  nesse sentido a cor deve ser vista como elemento de participação nesse processo. 

Todo o ambiente da saúde causa um certo desequilíbrio nas sensações de conforto. A escolha das cores devem ser critérios e feita na fase de conceituação do projeto tendo o cuidado nas escolhas, pois elas interferem no equilíbrio do corpo e mente , do emocional e do físico. 


Cada cor escolhida deve ser bem pensando para não proporcionar um efeito ao contrário prejudicando o tratamento ou até mesmo no humor e no funcionamento da equipe.

Para que ocorra a humanização  é preciso observar com cuidado o entorno de cada ambiente, dimensões,  acabamentos,  mobiliários, também é importante observar a rotina e a gestão de processo da equipe. Só a partir dessa análise poderemos conceituar nosso projeto e definir quais as melhores cores para o ambiente planejado.

Cores claras devem ser usadas em ambientes mais sombrios com pouca incidência solar , pois esses ambientes deixam as pessoas mais cansadas e deprimidas.  Ja cores frias devem ser usadas em salas de espera ou hall de entrada, uma vez que ajudar a diminuir a ansiedade. Cores quentes são um ótimo incentivo ao bom humor e a sensação de aconchego ao usuários. Cores quentes aproximas a pessoas, já as frias distância. Tetos brancos aumenta o ambiente, pisos mais escuros passa a ideia de apoio , base sólida,  já os claros causam sensação de leveza. 


" A cor é uma sensação visual, uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos. Não tem existência material, trata se apenas de sensação produzida por certas organizações nervosas sob a luz condicionada a faculdade da visão em relação olho e luz" ( Beck 2007) 


Há estudos de cura pela cor, cromoterapia, onde cada cor possui um significado diferente,  vou citar as principais

Verde- relaxante sem ser depressiva

Azul - relaxa o corpo e regula o desenvolvimento harmonioso 

Turquesa - reanima e refeição

Amarelo -transmite a sensação de afastamento 

Laranja - antidepressiva

Violeta- equilibro e estabilidade 

Branco - pureza

Preto - é uma cor que nem todos suportam pois está ligada ao luto 


Ao escolher as cores , sempre pensamos na função e na necessidade do ambiente. Nosso objetivo é o conforto  o bem estar e o equilíbrio da equipe e dos pacientes.

O uso do branco em hospitais está ficando cada vez mais obsoleto,  e está sendo usado a criatividade na pintura utilizando várias cores até mesmo em áreas críticas. 


Os efeitos psicológico causados pela cor são associações inconscientes com experiências já vividas ou vistas. O tédio causado por ambiente monótono é uma reação do organismo a uma situação pobre de estímulos. Sintomas do tédio são fadiga, sonolência, falta de disposição e diminuição de atenção. Ambientes escuros deixam as pessoas cansadas e deprimidas.


Um bom projeto de cores deve trazer consigo a humanização do ambiente e são um sucesso para o bom funcionamento dos hospitais,  também pode ajudar e muito na reabilitação dos pacientes fazendo com que o espaço seja agradável e confortável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog