COMO OS MATERIAIS UTILIZADOS NA DECORAÇÃO INTERFEREM NO BEM-ESTAR

As sensações que os materiais causam nas pessoas é um dos fatores de maior impacto no que chamo de “psicologia dos ambientes”.  Junto com a escolha das cores, efeitos espaciais e de iluminação, a seleção de materiais deve ser feita com critério de acordo com o resultado pretendido.

Os efeitos podem ser misturados, buscando a proporção que mais agrade e que sejam, também, mais eficiente por espaço. Para fazer essa seleção é preciso conhecer as sensações geradas por cada material:

Madeira: conhecida por agregar conforto aos ambientes é um material com ótimas características térmicas, ou seja, tem temperatura sempre agradável ao toque, refletindo ou absorvendo o calor na medida ideal. Além disso, a madeira proporciona sensação de aconchego pelo seu visual rústico e ajuda a absorver os sons, melhorando a acústica dos espaços.








Pedras: podem ter efeitos diversos, de acordo com o tipo de acabamento, mas em geral são frias e rústicas. Elas podem ser uma boa opção em locais muito quentes ou quando se quer uma decoração mais natural. Porém é interessante misturá-la a outros elementos mais aconchegantes, especialmente em ambientes de maior permanência, como quartos e salas.







Tecidos: por sua textura agradável, proporcionam sensação acolhedora e confortável, especialmente quando usados em objetos macios como estofados ou almofadas. Podem ser usados também como revestimento de paredes, nos tapetes e nas cortinas, optando-se por variações com materiais menos absorventes ou então pela sua não utilização em locais com fumaça ou com muita umidade. Por outro lado, em ambientes onde uma boa acústica seja importante, como salas de TV, o fato de serem absorventes pode ser muito útil.






Lembre-se que o trabalho e acompanhamento de um profissional de arquitetura faz toda a diferença para um bom resultado final na concepção dos ambientes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog