Hospital Tacchini inaugura Unidade de Cuidados Especiais



 



Oferecer melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto por doença crônicas, com destaque a participação da família no cuidar. Assim pode ser descrita a Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Tacchini inaugurada oficialmente nesta segunda-feira, dia 6. O espaço já está em funcionamento há cerca de um mês e atualmente dois dos seis leitos estão ocupados.
A diretora-técnica do Tacchini, doutora Roberta Pozza, que também responde pela UCE, explica que o espaço é também uma forma de resgatar o acolhimento que existia com os médicos antigos e que acabou sofrendo um distanciamento por conta dos avanços tecnológicos.  O cuidado oferecido tem um foco humanizado, com base nos desejos do paciente. “Através da terapia médico-familiar, profissionais e famílias vão interagir bem mais, de forma a entender os diagnósticos e a gravidade da doença em questão. Ao mesmo tempo, será observada e respeitada as peculiaridades de cada família, envolvendo os aspectos psicológicos, sociais e espirituais no cuidado ao paciente”, explica.
A unidade é destinada para pacientes que não tem possibilidade de cura, o que não significa que estejam em estágio terminal. São casos em que apesar de estabilizados, dependem de um atendimento especial, ofertado por equipe multiprofissional e com total participação de algum familiar e/ou cuidador. “O foco deixa de ser na doença e passa a ser no cuidado ao doente”, lembra.
Estes cuidados paliativos podem, inclusive, prolongar o tempo de vida depois do diagnóstico e, acima de tudo, com qualidade. Inicialmente o serviço é oferecido apenas para usuários do Tacchimed. A ideia é posteriormente ampliar para outras operadores de planos de saúde e até mesmo abrir para credenciamento via Sistema Único de Saúde (SUS).


Estrutura


Instalada no prédio A do Hospital Tacchini (parte antiga), a unidade dispõe de seis quartos individuais, garantindo a privacidade do paciente e melhor acomodação aos familiares e/ou assistentes. Os quartos contam com camas elétricas, TV, sistema de som, ar-condicionado, frigobar e banheiros privativos, entre outros. Dispõem ainda de equipamentos como monitor multiparâmetros e ventilador respiratório caso o paciente tenha necessidade.Na área assistencial, conta com equipe multiprofissional constituída por enfermeiro, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudióloga, farmacêutica, psicóloga, assistente social, equipe de higienização e copa.A unidade terá ainda uma sala de convivência, a qual poderá ser frequentada pelos familiares. “Procuramos oferecer um espaço bastante humanizado, acolhendo a todos e permitindo maior integração dos mesmos”, diz a médica coordenadora da UCE. No local, são disponibilizadas poltronas, TV, ar-condicionado, frigobar e micro-ondas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog