A influência da música em nossas vidas

Difícil definir o que é uma música, para muitos é a união de ritmo, melodia e harmonia, para a maioria das pessoas, simplesmente não precisa definir o que é, e sim simplesmente sentir, se emocionar, cantar, e viver a música

Se estamos passeando de carro, numa paisagem linda de planícies e ouvimos uma música clássica vemos a paisagem de um jeito, se no minuto seguinte colocamos um rock anos 80 rapidamente a paisagem será vista de outro jeito, uma maneira simples de explicar como a musica faz diferença para nossas vidas independente do local que estamos

Também tem muita influência algumas músicas para certas pessoas e para outras não fazer diferença, memoria afetiva quando escutamos uma música, relembramos algum acontecimento do passado bom ou mesmo algo triste e é bem íntimo de cada pessoa

 De fato, a música trás sentimentos e lembranças do passado, quando começa a tocar, é rápido e podemos escolher o tipo de musica que queremos ouvir e que nos façam lembrar de momentos bons, também podemos ouvir musicas para relaxar como Bach, ou musicas para animar, para dançar.

Estudos evidenciam que a música estimula o contato com o meio externo produzindo o "sentir” e o bem estar aumentando o interesse das pessoas em interagir, também estimula a alegria, sorrisos, esperança.

 

 

 

 

 

 

E porque escolher uma música para alegrar um corredor hospitalar

 

A ideia principal desses adesivos foi trazer afabilidade, prazer, doçura, alegria e bem-estar estar para os usuários desse hospital proporcionado um momento leve e agradável ao qual a pessoa sem querer começa e cantarolar a letra da música escrita na parede.

Proporcionar momentos de leveza, calma e tranquilidade no ambiente hospitalar é de grande valia, pois notamos que a tristeza é substituída quando incentivamos a isso.

Essa esperança proporcionará benefícios para pacientes como colaboradores que circulam por esse espaço.

 

Notamos que a letra das músicas geralmente traz uma abordagem de algum tema, as vezes modificando nosso pensamento, nosso humor e o estado psicológico gerando tanto alegria como a tristeza. Por isso a música revela se uma ferramenta valiosa quando utilizada nas práticas de auxílio a certas doenças.

 

A música não contribui só na humanização dos cuidados da saúde, mas também constitui uma forma inovadora, simples e criativa no alívio da dor, tratamento de distúrbios psicossomáticos, físicos e espirituais.  Para os adeptos da musicoterapia, evidencia-se uma sensação de paz, alegria, tranquilidade, descontração e bem estar.

 

Outras terapias que são utilizadas em hospitais e que gostaríamos de traduzir em arquitetura humanizada é a terapia clowd, arterapia e outras.

 

A objetivo desse trabalho foi contribuir para romper o modelo mecanicista de tratamento, e contribuir para um ambiente hospitalar mais humanizado e alegre minimizando o medo de hospital.

 

Em meio a tantas tecnologias, inteligência artificial, videoconferência, cirurgias a distância, robôs surgem simples ideias para refletir sobre como podemos ser criativos com uma postura diferente e contribuir para estimular alegria sorrisos e esperança tanto para pacientes como para profissionais e minimizando o efeito hospital/doença

 

 

 

A musica escolhida foi a “Como é grande meu amor por você” de Roberto Carlos, gravou em 1967 e em 1996 deu nome a seu novo show e de lá para cá sempre um sucesso, essa musica esta associada a casamentos, dia das mães ou qualquer comemoração onde se deseje realizar uma grande declaração de amor.

 

Como É Grande O Meu Amor Por Você

Roberto Carlos

 

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você



Mas como é grande o meu amor por você

 










 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog